Portugal e Espanha estão ligados pela sua fronteira, pela história, até mesmo pelas línguas que são tão próximas! Não é à toa que em Portugal chamam carinhosamente os espanhóis de “nuestros hermanos”. Partilhamos o mesmo tipo de clima – mediterrânico – que se caracteriza por um clima temperado com verões quentes e secos e invernos instáveis e húmidos. Este nosso cantinho na Europa possui uma diversidade biológica e paisagística verdadeiramente únicas. A Península Ibérica representa menos de 6% da área total da europa ocidental, mas alberga cerca de 50% da fauna e flora da Europa, e apresenta uma taxa de endemismos, ou seja espécies que ocorrem só nesta região, muito elevada. Os cientistas acreditam que isso se deve à sua posição geográfica entre o Atlântico e o Mediterrâneo, agindo como ponte entre a África e a Europa. Durante as últimas glaciações do Pleistoceno, que congelaram grande parte da Europa, as penínsulas do Mediterrâneo serviram de refúgio à biodiversidade, pois estas regiões localizadas a sul eram as únicas que não estavam congeladas.
Gastronomia, natureza e ciência
Mas, se há muito que une Portugal e Espanha, também há muitas coisas que são únicas de cada país. Por isso, no Ecomandanga vamos mostrar-vos um pouco de Portugal, das mãos da nossa colaboradora Isabel Fernandes. Ouve este podcast para saber mais sobre as investigações de Isabel. Nesta edição vamos partilhar convosco um pouco da cultura gastronómica portuguesa, das suas riquezas naturais e da sua investigação científica. Iremos abrir esta edição especial com alguns posts dedicados a diferentes espécies de peixes marinhos que são uma parte essencial do património cultural português e que, nos últimos anos, têm enfrentado sérios problemas de conservação à escala global devido a uma gestão de recursos pesqueiros que pode ser melhorada, mas também a uma série de perturbações associadas à atividade humana.

Isabel Fernandes. Centro de Biologia Molecular e Ambiental, Universidade do Minho (Portugal)
No primeiro post iremos falar da importância cultural do bacalhau na cultura portuguesa, e como preparar uns belos bolinhos de bacalhau. No segundo post vamos falar de outra espécie piscícola de grande importância económica e cultural que é a sardinha, e aproveitamos para deixar umas dicas de como preparar umas óptimas sardinhas assadas. Portugal sendo um país pequeno tem uma riqueza de habitats, fauna e flora incríveis… no terceiro post vamos levar-vos a passear pelo Parque Nacional Peneda-Gerês, no norte de Portugal! Por fim, no quarto post vamos conhecer um investigador português, o Miguel Matias, que se tem dedicado ao estudo da biodiversidade em sistemas aquáticos e que está a desenvolver um projecto incrível na Peninsula Ibérica.

Sardinha assada com pimentos. Foto: Isabel Fernandes